Foi feita a leitura da Historia Oral de Vida de Eduardo Coutinho, por Erika Morais.
Coutinho é considerado hoje um dos melhores, se não o melhor documentaristas brasileiro. Ja realizou trabalhos nas grandes emissoras, recebendo inumeras premiaçoes nesses seus brilhantes trabalhos.
Um grande destaque na carreira de Coutinho, foi o documentario Edificio Master (2002), que mostra nitidamente o uso dos métodos de história de vida, envolto de vários personagens contando um pouco de suas experiências.
Com 12 andares de 23 apartamentos cada, o Master está localizado no caleidoscópico bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Seus moradores, diferentes dos moradores das favelas das "locações" dos filmes anteriores de Coutinho, não conhecem uns aos outros, não possuem diretamente "lutas em comum", em geral não possuem qualquer conexão com quem vive no apartamento do lado. Coutinho procura não limitar as pessoas rotulando-as em esteriótipos: "o favelado", "o religioso", "o camponês". Busca a individualidade em cada e alcança brilahantemente essa unicidade nos personagens de Edificio Master. Apesar de muito ter sido dito sobre o filme ser uma retrataçao da "classe média", Coutinho não tem pretensões de retratar uma condição econômica e social.
Edificio Master é 1 dentre tantos trabalhos realizados por Coutinho nos quais se fazem presentes o uso dos métodos de história oral.
Conteúdo da Aula - 24/09/09
Postado por
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIUBE
on quarta-feira, 4 de novembro de 2009
0 comentários:
Postar um comentário