Foi passado os capítulos do livro MEYHI, J.C.S.B. Manual de história oral 5 ed. São Paulo: Loyola 2006. Capítulos IV e VI. para realização do trabalho de integralização, postado no disco virtual.
A professora Cíntia mostrou a importância da leitura desses capítulos, pois explica as prinipais dúvidas sobre história oral.
Estudamos junto a professora o texto "A história oral e o politicamente correto".
Pontos mais importantes do texto:
- Escrever sobre os subjulgados e excluidos em busca do direito de ser, para não deixar a história morrer.
- A questão (vantagens e desvantagens) de pegar uma pessoa para falar do grupo que se faz parte; pois uma pessoa do grupo tem uma visão diferente de uma pessoa que está fora do grupo.
- Apontou coisas que se uma pessoa for escrever sobre um determinado assunto, seria mais fácil para o entrevistado falar para alguém que já tenha passado pela mesma situação, participado do mesmo grupo ou acredita nas mesmas crenças; para que não haja desvio de narrativa. Porém fora desses casos seria interessante pessoas de grupos distintos, para que tenha detalhes que muitas vezes passariam despercebidos para pessoa que convivem com o fenomeno.
- Ter cuidado com o trato humano para não rebaixar os entrevistados, como objetos de pesquisa os desvalorizando como pessoa.
- A importância de apresentar a publicação (resultado da pesquisa) aos colaboradores (entrevistados).
- O entrevistado como colaborador, independente de benefícios materiais sem qualquer tipon de recompensa.
Conteúdo da Aula - 20/08/09
Postado por
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIUBE
on sábado, 29 de agosto de 2009
0 comentários:
Postar um comentário